- O objetivo foi, num país da áfrica ocidental, desenvolver o mercado de um produto energético de consumo doméstico, substituindo a utilização da queima de biomassa florestal e seus derivados. O desenvolvimento do mercado dependia em grande medida da criação de condições de eliminação das barreiras à entrada por parte dos consumidores.
- O projeto foi apresentado à União Europeia, tendo sido aprovada a respetiva candidatura.
- O desenvolvimento do projeto envolveu um trabalho conjunto com a União Europeia – enquanto entidade financiadora, com governo do país – em particular os ministros das Finanças, Ambiente e Administração Interna, uma ONG portuguesa – responsável pelas tarefas de divulgação junto da população. Foi estabelecido um processo de procurement internacional seguindo as regras de aquisição da união europeia, foram negociados benefícios fiscais aos consumidores e bens importados, foram planeadas e executadas campanhas de marketing institucional e ações diretas junto da população, foi reorganizada a cadeia de distribuição e formados os respetivos agentes.
- No final de 36 meses o resultado foi triple win, o mercado de base foi alargado em 20% da população do país potenciando um crescimento sustentado das vendas em mais de 50%. O governo viu reduzida a economia informal e aumentadas as receitas fiscais, a população passou a ter acesso a um custo equivalente a uma energia mais limpa e mais eficaz.