- O Objectivo foi o de implementar um sistema de gestão de crédito numa grande empresa. Esta possuía um sistema de gestão de crédito muito rudimentar e dependente do diretor comercial.
- A nova área ficou dependente do diretor financeiro e foi desenvolvido um manual de crédito, onde foram definidas 10 classes de risco (antes eram 3) e foram estabelecidos limites de crédito específicos por cliente (antes existiam 3 plafonds). Foram desenvolvidos modelos e implementados novos sistemas de informação financeira que permitiram a geração automática de uma sofisticada ficha de crédito por cliente. Todos os clientes passaram a ter definidos em sistema uma classe de risco e um limite de crédito, assumido pelas áreas comerciais, o que as responsabilizava de forma clara, depois de terem analisado a ficha de crédito de cada cliente. A par disso foi desenhado e implementado um sistema de alertas “on-line” que avaliava em permanência a situação financeira dos clientes em função de informação externa fornecida por empresas especializadas.
- Após 2 anos de funcionamento do novo sistema, o crédito malparado e as imparidades diminuíram 90%, o que permitiu evitar vários milhões de euros de perdas.