Estivemos no pré-lançamento mundial do futuro livro de Nordgren & Schonthal – “The Human Element: Overcoming the Resistance That Awaits New Ideas” – e queremos partilhar convosco a inspiração e encontrar novas formas de ler os negócios, a inovação e a gestão da mudança.
Começamos com a pergunta provocadora que dá título ao texto: O que faz uma bala voar? A resposta típica é a pólvora. No entanto, o principal obstáculo ao voo da bala é a resistência do vento e os efeitos de arrastamento. Assim, a resposta mais correta seria: o design, a aerodinâmica da bala.
Esta simples ideia leva-nos à gestão de empresas. Por um lado, temos a energia e do outro o atrito. A energia impulsiona novas ideias e incita à mudança. O atrito, a fricção, são as forças que se opõem à mudança.
Como potenciar a energia e concretizar a mudança desejada? A resposta está nos incentivos, na mobilização motivacional (“elevate excitment”) e na simplificação dos processos. Comecemos por promover a iniciativa individual, dando-lhe contexto e permitindo às ideias que avancem sem receio do erro. Criar um ambiente de partilha onde as pessoas expõem a sua visão livremente.
Mas, como percebemos na metáfora da bala, não podemos descurar o atrito, a resistência à mudança. Nordgren e Schontal apresentam um Modelo de Diagnóstico e Ação baseado em 4 possíveis atritos:
- Inércia – A ideia representa uma mudança mais significativa? A mente humana tende a enfrentar com mais resistência ideias menos familiares ou menos disseminadas.
- Esforço – Quais os “custos” da Implementação em termos físicos, mentais e financeiros? É o caminho ambíguo ou ensinámos às pessoas como fazer?
- Emoção – Que sentimentos negativos pode a ideia de mudança gerar? As pessoas antecipam algum tipo de ameaça ou veem as suas necessidades prejudicadas?
- Reação – Algumas pessoas sentem-se pressionadas para mudar? Ou talvez excluídas da geração da ideia e do processo subsequente de planeamento?
Remover o atrito – tantas vezes um blind spot nos negócios e gestão de projectos – pode ser tão eficaz como o incremento da energia impulsionadora. O desenho cuidado do Plano de Melhoria na Consultoria Estratégica deve atender às duas perspetivas.
Queremos ser parceiros no sucesso dos nossos clientes. Fazer parte da energia positiva que leva à mudança desejada. Quer mudar para melhor? Estamos aqui para ajudar.